Diretrizes


Democratização da cultura é prioridade para a nova diretoria da Amite

Empossada oficialmente no dia 02 de janeiro, a nova diretoria da Amite – Associação dos Amigos do Theatro Municipal de São João da Boa Vista, eleita para o biênio 2017-2018, tem pela frente uma série de desafios, entre eles, a manutenção da eficiência e profissionalismo com que a entidade vem sendo administrada, a sustentabilidade financeira, a democratização do uso dos espaços e a composição de parcerias que viabilizem o cumprimento de metas e objetivos fundamentais, como a finalização do Theatro, a recuperação do patrimônio físico degradado pelo tempo e uso (portas, janela, poltronas, pintura, etc.), e a manutenção de uma ampla programação, que privilegie tanto a educação quanto a fruição artística-cultural.  

Uma boa notícia já chegou logo no início do ano, quando em reunião organizada pelo diretor de Cultura, Hélio Correa da Fonseca Filho, foram apresentados ao prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, os projetos atualizados de iluminação, sonorização e vestimenta cênica. Esta reunião, a qual estiveram presentes o presidente e representantes da Amite, foi muito animadora pois demonstra o alinhamento do poder público com os objetivos de finalização do teatro. E, tão logo o projeto seja concluído, será possível buscar, através de leis de incentivo e apoio de empresas públicas e privadas, os recursos necessários.  

De um modo global, para proporcionar o sustento e a autonomia da gestão, será preciso incrementar a captação de recursos financeiros e a composição de parcerias. Entre as ideias está a ampliação do uso da Sala Dino Gianelli, que além de abrigar o Cineclube Beloca, passaria a ser utilizada para receber eventos educacionais, culturais e sociais, a exemplo do que fazem outros teatros do Brasil e do mundo como forma de diversificar a agenda e aumentar a receita.

Tendo como foco a criação e manutenção de programas e projetos especiais que atendam os interesses da comunidade, o Plano de Trabalho aprovado pela diretoria da Amite elegeu como prioridades a promoção de atividades, programas culturais e eventos, principalmente em parceria com a Prefeitura Municipal, através do seu Departamento de Cultura e Turismo, e também com entidades promotoras de cultura e educação, que possam atuar como parceiros tanto na realização de atividades artísticas quanto colaborando com a Amite em suas expertises.

Buscando cumprir metas audaciosas em relação à sustentabilidade da gestão, entre outras medidas, será implantado um programa colaborativo com os produtores e artistas, para que eles também contribuam para a integridade física do patrimônio que utilizam. Outras prioridades são conquistar novos associados, ampliar o programa Empresa Amiga e manter atualizados e funcionais os canais de informação. Para tudo isso, será preciso muito trabalho na área de Comunicação e Marketing e já estão sendo alinhadas parcerias com as universidades para que os estagiários possam auxiliar a Amite a conquistar estes objetivos.

Entre as metas arrojadas da gestão estão a criação do Corpo de Baile do Theatro Municipal e do Café do Theatro, além de um Conselho Especial, composto por representantes de instituições públicas e ou privadas de cunho cultural, artístico e literário, que atuaria como órgão consultivo e propositivo, vinculado à Diretoria da Amite, proporcionando a democratização da cultura ao dar voz a todos aqueles que a representam.

  • parceria-logo.png
  • sjbv-logo.png
  • oka_amite_empresaamiga_0010_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0009_empresas-amigas.png
  • mecenando.png
  • oka_amite_empresaamiga_0007_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0006_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0004_empresas-amigas.png
  • unifae.png
  • oka_amite_empresaamiga_0002_empresas-amigas.png
  • bigb-logo.png
  • oka_amite_empresaamiga_0000_oka-copy.png

topo da página