História


O Theatro Municipal de São João da Boa Vista, foi construído em 1913 e inaugurado em 31 de outubro de 1914. Projetado pelo arquiteto italiano J. Pucci (José Pucci) e construído por Antonio Lanzac a obra é um ponto turístico da cidade devido a sua beleza e conservação.

IDEALIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E INAUGURAÇÃO

A história do Teatro Municipal começou em 1911, quando jovens sanjoanenses retornaram dos estudos na Europa e nos Estados Unidos dispostos a incentivar a cultura em sua terra.

Naquele ano, em 15 de setembro, o vereador Joaquim Lourenço de Oliveira propôs isenção de impostos por dez anos a quem construísse um teatro na cidade. A proposta foi aceita e aprovada pela Câmara de Vereadores em 15 de abril de 1912.

A partir de então José Evangelista de Almeida, gerente da Casa Bancária, passou a buscar capital em forma de ações, assim como o empréstimo em debêntures para a construção do Theatro.


INAUGURAÇÃO

O Theatro Municipal de São João da Boa Vista foi inaugurado em 31 de outubro de 1914. Na ocasião foi apresentada a peça "Uma Causa Célebre", da Companhia Santos Silva.

Em seu projeto constava a seguinte descrição do Theatro: "O prédio ocupará uma área de 1.130 m², tendo de frente 22,6 m e 50 m de fundo. Compreenderá uma plateia para 480 cadeiras de 1ª e 2ª classe, 22 frisas e 30 camarotes. Nos altos uma galeria para 500 pessoas. O palco cênico, que é mais elevado do que o corpo principal medirá 22,60 m de largura e 16 m de fundo, no qual existirão 11 camarins para artistas e cabine para aparelhos elétricos. O arco do proscênio terá 11 metros de abertura e 8 metros de largura. Todo o edifício será servido por aparelhos sanitários dos mais modernos. O pano de boca subirá inteiro e será movido por aparelhos especiais, os mais modernos em uso. O local reservado à orquestra terá lugares para 30 músicos. O edifício ficará isolado por duas passagens laterais de 4,15 metros. Na parte superior haverá um salão nobre, com um bar superior, para 50 mesas e também um bar inferior. Terá bilheteria, sala de administração e toalete para senhoras."

Com a aprovação do projeto, assentou-se a pedra fundamental em 13 de maio de 1913. No local, bem na base da primeira coluna de ferro, foram depositados documentos e moedas da época.

Para construir o prédio foi necessário importar da Europa toda a estrutura metálica, que compreendia a sustentação dos mezaninos, as tesouras do talhado, pilares aparentes. Estes foram pré-fabricados e numerados na Bélgica, sendo apenas montados aqui. A fiscalização e execução da obra ficaram a cargo do construtor, Antonio Lanzac.


100 ANOS DE HISTÓRIA

O Theatro passou por muitas crises em toda a sua história, muitas mudanças e propostas marcam os 100 anos desse patrimônio.

De cinema, salão de baile passando pela a possibilidade de ser vendido para um supermercado, o Theatro Municipal sobreviveu! E atualmente cumpri sua missão de levar cultura e entretenimento para São João e região.


FAÇA PARTE DO ESPETÁCULO – SEJA UM SÓCIO AMITE

Se você tem orgulho de nosso Theatro Municipal e quer vê-lo funcionando e cada dia mais atuante oferecendo a população cultura e entretenimento de qualidade seja um sócio AMITE!

O princípio é simples: você preenche uma ficha de cadastro e a entrega em nossa sede.

Benefícios: descontos significativos na aquisição de ingressos, conhecimento antecipado de shows e eventos que acontecerão no Theatro, além de contribuir para a manutenção deste precioso patrimônio municipal.

Clique aqui para preencher sua Ficha Cadastral.


Seja bem-vindo!!! Até o próximo espetáculo.


  • parceria-logo.png
  • sjbv-logo.png
  • oka_amite_empresaamiga_0010_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0009_empresas-amigas.png
  • mecenando.png
  • oka_amite_empresaamiga_0007_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0006_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0004_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0003_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0002_empresas-amigas.png
  • bigb-logo.png
  • oka_amite_empresaamiga_0000_oka-copy.png

topo da página