História


O Theatro Municipal de São João da Boa Vista, foi construído em 1913 e inaugurado em 31 de outubro de 1914. Projetado pelo arquiteto italiano J. Pucci (José Pucci) e construído por Antonio Lanzac a obra é um ponto turístico da cidade devido a sua beleza e conservação.

IDEALIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E INAUGURAÇÃO

A história do Teatro Municipal começou em 1911, quando jovens sanjoanenses retornaram dos estudos na Europa e nos Estados Unidos dispostos a incentivar a cultura em sua terra.

Naquele ano, em 15 de setembro, o vereador Joaquim Lourenço de Oliveira propôs isenção de impostos por dez anos a quem construísse um teatro na cidade. A proposta foi aceita e aprovada pela Câmara de Vereadores em 15 de abril de 1912.

A partir de então José Evangelista de Almeida, gerente da Casa Bancária, passou a buscar capital em forma de ações, assim como o empréstimo em debêntures para a construção do Theatro.


INAUGURAÇÃO

O Theatro Municipal de São João da Boa Vista foi inaugurado em 31 de outubro de 1914. Na ocasião foi apresentada a peça "Uma Causa Célebre", da Companhia Santos Silva.

Em seu projeto constava a seguinte descrição do Theatro: "O prédio ocupará uma área de 1.130 m², tendo de frente 22,6 m e 50 m de fundo. Compreenderá uma plateia para 480 cadeiras de 1ª e 2ª classe, 22 frisas e 30 camarotes. Nos altos uma galeria para 500 pessoas. O palco cênico, que é mais elevado do que o corpo principal medirá 22,60 m de largura e 16 m de fundo, no qual existirão 11 camarins para artistas e cabine para aparelhos elétricos. O arco do proscênio terá 11 metros de abertura e 8 metros de largura. Todo o edifício será servido por aparelhos sanitários dos mais modernos. O pano de boca subirá inteiro e será movido por aparelhos especiais, os mais modernos em uso. O local reservado à orquestra terá lugares para 30 músicos. O edifício ficará isolado por duas passagens laterais de 4,15 metros. Na parte superior haverá um salão nobre, com um bar superior, para 50 mesas e também um bar inferior. Terá bilheteria, sala de administração e toalete para senhoras."

Com a aprovação do projeto, assentou-se a pedra fundamental em 13 de maio de 1913. No local, bem na base da primeira coluna de ferro, foram depositados documentos e moedas da época.

Para construir o prédio foi necessário importar da Europa toda a estrutura metálica, que compreendia a sustentação dos mezaninos, as tesouras do talhado, pilares aparentes. Estes foram pré-fabricados e numerados na Bélgica, sendo apenas montados aqui. A fiscalização e execução da obra ficaram a cargo do construtor, Antonio Lanzac.


100 ANOS DE HISTÓRIA

O Theatro passou por muitas crises em toda a sua história, muitas mudanças e propostas marcam os 100 anos desse patrimônio.

De cinema, salão de baile passando pela a possibilidade de ser vendido para um supermercado, o Theatro Municipal sobreviveu! E atualmente cumpri sua missão de levar cultura e entretenimento para São João e região.


FAÇA PARTE DO ESPETÁCULO – SEJA UM SÓCIO AMITE

Se você tem orgulho de nosso Theatro Municipal e quer vê-lo funcionando e cada dia mais atuante oferecendo a população cultura e entretenimento de qualidade seja um sócio AMITE!

O princípio é simples: você preenche uma ficha de cadastro e a entrega em nossa sede.

Benefícios: descontos significativos na aquisição de ingressos, conhecimento antecipado de shows e eventos que acontecerão no Theatro, além de contribuir para a manutenção deste precioso patrimônio municipal.

O valor de mensalidade é R$15,00. Clique no link abaixo para preencher sua Ficha Cadastral.

Depois é só entregá-la em nossa sede na Praça da Catedral, 22– Subsolo do Theatro, entrada lateral em frente ao Correio, ou em nosso balcão de atendimento na entrada do Theatro em dias de evento AMITE.

Seja bem-vindo!!! Até o próximo espetáculo.


  • parceria-logo.png
  • sjbv-logo.png
  • oka_amite_empresaamiga_0010_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0009_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0008_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0007_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0006_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0004_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0003_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0002_empresas-amigas.png
  • bigb-logo.png
  • oka_amite_empresaamiga_0000_oka-copy.png

topo da página