Novidades

Recente

Vem aí
ver mais +

Leitura Dramática no Theatro
ver mais +

PROJETO BOULEVARD QUER APROXIMAR O PÚBLICO DO THEATRO
ver mais +

Vem aí o Festival Assad
ver mais +

Theatro na TV
ver mais +

CAFÉ DO THEATRO
ver mais +

Começa a formação do Corpo de Baile de Sapateado
ver mais +

INFORMATIVO AMITE
ver mais +

THEATRO DE BOLSO DILO GIANELLI
ver mais +

VEM POR AÍ
ver mais +

MÚSICA E DRAMA: A História do Theatro Municipal de São João da Boa Vista
ver mais +

AVISO IMPORTANTE!
ver mais +

NOTA DE CANCELAMENTO
ver mais +

AMITE consegue patrocínio para Camerata de Cordas
ver mais +

SEMANA ASSAD 2013
ver mais +

ricardo-ciacco.jpg
CAFÉ DO THEATRO

Não é de hoje o desejo de criar um espaço de convivência para os frequentadores do Theatro Municipal. Tem coisa melhor do que encontrar pessoas que compartilham do mesmo gosto cultural e compartilhar um café e dois dedos de prosa? Pois este sonho está começando a tomar forma num projeto da Amite em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Unifeob. Nesta entrevista, o coordenador do curso Ricardo Ciacco fala das etapas de construção deste processo.

Qual é seu envolvimento como o projeto?

Meu envolvimento específico é com a formação da equipe de alunos e professores que vai trabalhar em parceria com a equipe da AMITE no desenvolvimento de soluções para o Café do Theatro, bem como eventuais demandas a ele relacionadas. Após este primeiro momento, juntamente com Luciana Valim, professora da disciplina “Projeto e Patrimônio Histórico”, vou orientar o desenvolvimento e adequação das ideias até a configuração de um projeto e, posteriormente, acompanharei a execução.  

Que conceito tem este espaço e como está sendo pensado?

A exemplo do que acontece em outras iniciativas similares não só no Brasil, mas em diversas partes do mundo, a ideia é fazer com que este café se torne um ponto a mais de interesse, tanto para aqueles que já têm o hábito de ir ao teatro quanto para novos frequentadores, agregando valor atrativo, funcional e também de conforto aos usuários.  

Em que fase se encontra o projeto?

O projeto, de fato, ainda não foi iniciado. Estamos numa etapa preliminar de seleção dos alunos que farão parte da equipe. As próximas fases são o diagnóstico, momento destinado ao estudo do patrimônio e suas características arquitetônicas; depois vem o anteprojeto, quando são apresentadas as ideias iniciais e, por fim, a elaboração do projeto detalhado.  

Qual o prazo para apresentação, aprovação e implantação?

Estamos prevendo que estas etapas durem aproximadamente 60 dias, sendo 30 dias destinados ao diagnóstico e anteprojeto, e outros 30 dias para o detalhamento do projeto. Após esse processo, teremos a etapa de aprovação da proposta. O tempo de  execução da obra, porém, vai depender da disponibilidade de recursos.

Em boas mãos

Os dois profissionais que encabeçam o projeto do Café do Theatro têm currículo respeitável. Ricardo Ciacco é professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEOB, formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP-SP (1998) e Mestre em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pelo IAU – USP São Carlos/SP (2010). Autor e executor de projetos arquitetônicos, urbanísticos e de revitalização em diversos setores de atividade nas regiões de São Paulo, Campinas e São João da Boa Vista. Luciana Valim Gonçalves Dias é professora da Unifeob, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC ­Campinas (1998), onde especializou-se em Patrimônio Arquitetônico: Teoria e Projeto (2000) e atualmente curso o mestrado em Urbanismo, na linha de pesquisa: História do Pensamento Urbanístico / POSURB (2015­2016). É membro do Grupo de Pesquisa: História das Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos, e atua em escritórios de Arquitetura & Interiores no Brasil e em Portugal.


  • parceria-logo.png
  • sjbv-logo.png
  • oka_amite_empresaamiga_0010_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0009_empresas-amigas.png
  • mecenando.png
  • oka_amite_empresaamiga_0007_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0006_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0004_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0003_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0002_empresas-amigas.png
  • bigb-logo.png
  • oka_amite_empresaamiga_0000_oka-copy.png

topo da página