Novidades

Recente

Vida longa ao Theatro Municipal
ver mais +

40ª. Semana Guiomar Novaes
ver mais +

Vem aí
ver mais +

Leitura Dramática no Theatro
ver mais +

PROJETO BOULEVARD QUER APROXIMAR O PÚBLICO DO THEATRO
ver mais +

Vem aí o Festival Assad
ver mais +

Theatro na TV
ver mais +

CAFÉ DO THEATRO
ver mais +

Começa a formação do Corpo de Baile de Sapateado
ver mais +

INFORMATIVO AMITE
ver mais +

THEATRO DE BOLSO DILO GIANELLI
ver mais +

VEM POR AÍ
ver mais +

MÚSICA E DRAMA: A História do Theatro Municipal de São João da Boa Vista
ver mais +

AVISO IMPORTANTE!
ver mais +

NOTA DE CANCELAMENTO
ver mais +

Vida longa ao Theatro Municipal

Passar dos cem anos não é meta fácil. Nem para pessoas, nem para instituições. No caso das primeiras, até que a ciência milagrosamente intervenha, quando conquistam esta proeza certamente têm muito mais passado do que futuro. 
Por outro lado, as instituições podem se sustentar por séculos, enquanto continuarem a dar respostas satisfatórias à comunidade. É o caso do Theatro Municipal, que neste mês de outubro completa 103 anos. 


Criado em 1914, por cidadãos sanjoanenses empenhados em valorizar a cultura e a arte, assim como os indivíduos centenários, tem uma longa história para contar. Teve seus dias de glória na juventude, uma maturidade cheia de experiências - foi cinema, salão de baile, pista de patins - e caminhava para uma velhice triste e solitária, quando foi tombado e recuperado por iniciativa do poder público e sensibilidade da população. 
Hoje, revitalizado e cheio de esperança, o Theatro se prepara para os próximos cem anos. Por experiência própria, sabe que no momento em que mais precisou, não foi abandonado. Os amantes da cultura e da arte lutaram muito pela sua recuperação e farão todo o possível para que ele continue vivo e atuante. 
Mas, qual deve ser o papel do Theatro na cultura pós-moderna? Se o nosso tempo está marcado pela velocidade e dispersão, excesso de informação, formas emergentes de comunicação e novas versões de entretenimento, que lugar ocupa o teatro neste novo cenário?


Assumindo a insegurança e fragilidade deste momento em que a humanidade vai se reconfigurando, o desafio é ir inventando novos caminhos, com a humildade de quem desconhece respostas prontas e a curiosidade dos que se lançam a novos desafios. 
No entanto, uma coisa é certa. São as pessoas que mantêm a vitalidade do Theatro. Ele está de portas abertas por causa dos funcionários, voluntários, visionários, artistas e frequentadores. E é por esta razão que precisa continuar sendo um lugar de encontro. Encontro de pessoas que pensam, produzem e usufruem da cultura e da arte como alimento para suas vidas. 


Arriscamos dizer, portanto, que nada deixaria o aniversariante mais feliz do que ter mais gente trabalhando para que ele se mantenha oxigenado e vibrante. Fica a todos o convite para participar desta festa. Vida longa ao nosso Theatro!


  • parceria-logo.png
  • sjbv-logo.png
  • oka_amite_empresaamiga_0010_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0009_empresas-amigas.png
  • mecenando.png
  • oka_amite_empresaamiga_0007_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0006_empresas-amigas.png
  • oka_amite_empresaamiga_0004_empresas-amigas.png
  • unifae.png
  • oka_amite_empresaamiga_0002_empresas-amigas.png
  • bigb-logo.png
  • oka_amite_empresaamiga_0000_oka-copy.png

topo da página